ok
ok
ok
ok

Quem conserva o meio ambiente merece apoio!

Projetos

​BRPPN-Gerando Serviços Ambientais

A REPAMS concluiu em dezembro de 2012 as ações do projeto BRPPN - Gerando Serviços Ambientais, uma iniciativa patrocinada pela Petrobras, através do "Programa Petrobras Ambiental". Durante dois anos de intenso trabalho foram estimados a quantidade em toneladas dos estoques de carbono em cinco reservas naturais do MS. As RPPNs beneficiadas diretamente pelo projeto foram: Gavião de Penacho (Corguinho), São Geraldo (Bonito), Buraco das Araras (Jardim), Fazenda Rio Negro (Aquidauana) e Dona Aracy (Miranda).
Nestas propriedades foram identificado serviços ambientais que podem garantir, no futuro, pagamento aos proprietários peal conservação de florestas, água, solo, biodiversidade e outros bens naturais de uso comum. O patrocínio da Petrobrás, através do Programa Petrobras Ambiental, ainda permitiu que a REPAMS combatesse às mudanças climáticas, por meio da ampliação da participação social por meio das comunicações, educomunicação e educação ambiental, além de produzir e difundir conhecimento e informações sobre as RPPNs de MS.

Conheça as metas trabalhadas pelo projeto:
 
Aplicação de metodologia para avaliação e fixação e emissões evitadas de CO2 em RPPNs do Cerrado e Pantanal.
Estudou os estoques de carbono nas RPPNs de MS com métodos indiretos e não-destrutivos de levantamento de campo e análise de dados com a literatura científica, sensoriamento remoto e técnica de espacialização.

Avaliação dos Serviços Ambientais para as RPPNs do Cerrado e Pantanal.
Foram determinados valores dos Pagamentos por Serviços Ambientais (PSAs). Nas RPPNs de MS, atividades econômicas estão baseadas no turismo e pecuária.A renda liquida abdicada pela restrição  dessas atividades é uma boa medida do custo dos PSAs.

Educação ambiental e educomunicação.
A Educação Ambiental e educomunicação são atividades transversais ao projeto. Além de site, foram desenvolvidos campanhas televisivas, radiofônicas, oficinas, materiais didáticos e um publicação sobre as RPPNs do MS. 

Programa de recuperação de áreas degradadas nas RPPNs.
Recuperou áreas degradadas em cinco RPPNs  beneficiadas pelo ações do projeto.
 
Outras informações no website: www.brppn.org.br
 

Incentivos para conservação

Vídeos

Mapa das RPPNs

Mapa das RPPNs
Repams
Mapa do Site
Contato

(67) 3025 7462 (REPAMS)
Av. Mato Grosso 1836 SL 23
Campo Grande - MS • CEP: 79020-201